CE – 29 DE OUTUBRO
CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL
ATIVIDADE
AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS FERRAMENTAS E APLICATIVOS ESTUDADOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL ( Writer, Calc, Impress, Internet, ).
Embora cientes das grandes diferenças sociais que são visíveis em nossa sociedade, devemos reconhecer que uma grande maioria da população necessita de informações básicas dos recursos da informática para uso em simples tarefas cotidianas: consulta de saldos, extratos, saque e outros serviços disponíveis em caixas eletrônicos. Também é visível as dificuldades encontradas por vários usuários em tarefas simples do uso do computador.
A educação digital é hoje uma necessidade de todo cidadão, e assim, como outras linguagens do conhecimento, o local mais adequado para os primeiros passos na inclusão digital é necessariamente a escola, isso, porque teoricamente é o espaço público a que todos tem direito e é um dever do poder público oferecer gratuitamente e com qualidade.
Educar-se digitalmente, no entanto, não se resume apenas em ligar ou desligar uma máquina, acessar uma internet ou fazer um movimento bancário nos terminais eletrônicos, é algo muito mais complexo e que exige atualizações constantes.
A informática na educação, vem sendo um assunto muito debatido nas escolas, e é possível perceber ainda, um número considerável de educadores, com uma certa resistência ao uso do computador, pois sobre estes, pairam muitas dúvidas com relação ao uso da máquina:
· Como utilizar o computador na escola?
· Será que voltaremos ao sistema de aulas a distância, apenas com a mudança da TV para o computador?
· Será que o uso do computador na escola não vai desvalorizar o papel do professor e ainda acarretar um número maior de professores desempregados?
· E o professor, está preparado para educar digitalmente seus alunos?
Essas e outras perguntas, certamente deverão ser respondidas de forma prática, a partir de políticas educacionais e projetos pedagógicos, que incluam em suas metas, a educação digital, para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem; que abraça, desde o mais simples servidor, até o mais renomado nome de qualquer que seja o estabelecimento de ensino.
Os programas apresentados no curso de educação digital, no CE 29 de Outubro, certamente são aplicativos e ferramentas que facilitam a utilização do computador como recurso necessário à prática pedagógica: Projetos, pesquisas, gráficos, imagens, transparências, folders, cartazes, vídeos e muitos outros tipos de trabalhos poderão ser elaborados com a utilização desses aplicativos. Treinamentos pontuais, não são suficientes para a amplitude que exige um projeto de inclusão digital, é preciso romper com os anseios e receios de muitos professores, para que projetos dessa dimensão sejam uma realidade dentro de uma escola. No mais, continuaremos a assistir a chegada de muitos computadores em vários estabelecimentos de ensino que são esquecidos nos almoxarifados das escolas, danificados pelo tempo e pelo descaso, enquanto os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem continuam necessitando de lições básicas de educação digital.
Não podemos negar a necessidade do uso do computador como recurso necessário em qualquer política educacional, no entanto, é preciso empenho e responsabilidade por parte de todos: incentivo do poder público, políticas educacionais que contemplem a inclusão digital, capacitação de professores em processo continuo para o uso com segurança dos equipamentos, projetos pedagógicos que desperte para o uso do computador como recurso de ampliação do conhecimento em diferentes áreas.
CE – 29 DE OUTUBRO
CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL
ATIVIDADE
SELEÇÃO DE VÍDEO DA COLEÇÃO DE DVDs DA TV ESCOLA
DVD – 19: A ARTE E A MATEMÁTICA
JUSTIFICATIVA:
A proposta de atividade relacionada ao DVD A ARTE E A MATEMÁTICA, é sem dúvida, um tema bastante interessante, para estabelecimento de interação entre essas duas áreas de conhecimento, e que, certamente, podem interagir ainda com outras áreas de conhecimento, porém é também uma das poucas opções para a área de arte, que não é contemplada com nenhum tema específico em qualquer que seja a linguagem, ( plástica, teatro, desenho, música ou dança ) dentro da lista de DVDs da TV escola.
Infelizmente, ainda existem muitas restrições com relação ao ensino da arte, pois são raras as opções de bibliografias e de livros didáticos para professores e alunos, sendo que as poucas obras encontradas são com valores elevados fora da realidade financeira da maioria dos leigos interessados em elevar seu nível de conhecimento artístico.
A proposta de atividade que segue, serve sobretudo, para enaltecer aspectos significativos da arte , que não é, um conhecimento isolado, muito pelo contrário, integra-se com diferentes áreas de conhecimento e que em alguns casos estabelece-se como fonte concreta do processo informativo dos diferentes estágios da evolução humana.
“ As grandes nações escrevem sua autobiografia em três volumes: o livro de suas ações, o livro de suas palavras e o livro de sua arte”. E acrescenta: “nenhum desses três livros pode ser compreendido sem que se tenha lido os outros dois, mas desses três, o único em que se pode confiar é o último”
Ruskin – crítico de arte inglês.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Observar as relações da arte na interação e integração com outras áreas de conhecimento, a partir de leitura cronológica de diferentes obras de arte.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Observar obras de arte de diferentes autores e épocas e exercitar a leitura e de imagens ( contexto, elementos compositivos, técnica etc. )
· Interpretar as obras de arte observadas, a partir do seu próprio ponto de vista
· Observar a relação das obras observadas com outras áreas de conhecimento ( história, geografia, religião, literatura, matemática...)
ATIVIDADE PROPOSTA
Selecionar algumas obras de arte obedecendo a uma seqüência cronológica ( pré-história, antigas civilizações, idade média, renascimento, barroco, rococó, neoclassicismo, romantismo. Realismo, impressionismo, pós-impressionísmo, movimentos de arte moderna...).
Qual a mensagem extraída da obra analisada?
Qual a relação da obra de arte analizada com outras áreas de conhecimento?
CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL
ATIVIDADE
AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS FERRAMENTAS E APLICATIVOS ESTUDADOS NO CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL ( Writer, Calc, Impress, Internet, ).
Embora cientes das grandes diferenças sociais que são visíveis em nossa sociedade, devemos reconhecer que uma grande maioria da população necessita de informações básicas dos recursos da informática para uso em simples tarefas cotidianas: consulta de saldos, extratos, saque e outros serviços disponíveis em caixas eletrônicos. Também é visível as dificuldades encontradas por vários usuários em tarefas simples do uso do computador.
A educação digital é hoje uma necessidade de todo cidadão, e assim, como outras linguagens do conhecimento, o local mais adequado para os primeiros passos na inclusão digital é necessariamente a escola, isso, porque teoricamente é o espaço público a que todos tem direito e é um dever do poder público oferecer gratuitamente e com qualidade.
Educar-se digitalmente, no entanto, não se resume apenas em ligar ou desligar uma máquina, acessar uma internet ou fazer um movimento bancário nos terminais eletrônicos, é algo muito mais complexo e que exige atualizações constantes.
A informática na educação, vem sendo um assunto muito debatido nas escolas, e é possível perceber ainda, um número considerável de educadores, com uma certa resistência ao uso do computador, pois sobre estes, pairam muitas dúvidas com relação ao uso da máquina:
· Como utilizar o computador na escola?
· Será que voltaremos ao sistema de aulas a distância, apenas com a mudança da TV para o computador?
· Será que o uso do computador na escola não vai desvalorizar o papel do professor e ainda acarretar um número maior de professores desempregados?
· E o professor, está preparado para educar digitalmente seus alunos?
Essas e outras perguntas, certamente deverão ser respondidas de forma prática, a partir de políticas educacionais e projetos pedagógicos, que incluam em suas metas, a educação digital, para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem; que abraça, desde o mais simples servidor, até o mais renomado nome de qualquer que seja o estabelecimento de ensino.
Os programas apresentados no curso de educação digital, no CE 29 de Outubro, certamente são aplicativos e ferramentas que facilitam a utilização do computador como recurso necessário à prática pedagógica: Projetos, pesquisas, gráficos, imagens, transparências, folders, cartazes, vídeos e muitos outros tipos de trabalhos poderão ser elaborados com a utilização desses aplicativos. Treinamentos pontuais, não são suficientes para a amplitude que exige um projeto de inclusão digital, é preciso romper com os anseios e receios de muitos professores, para que projetos dessa dimensão sejam uma realidade dentro de uma escola. No mais, continuaremos a assistir a chegada de muitos computadores em vários estabelecimentos de ensino que são esquecidos nos almoxarifados das escolas, danificados pelo tempo e pelo descaso, enquanto os envolvidos no processo de ensino- aprendizagem continuam necessitando de lições básicas de educação digital.
Não podemos negar a necessidade do uso do computador como recurso necessário em qualquer política educacional, no entanto, é preciso empenho e responsabilidade por parte de todos: incentivo do poder público, políticas educacionais que contemplem a inclusão digital, capacitação de professores em processo continuo para o uso com segurança dos equipamentos, projetos pedagógicos que desperte para o uso do computador como recurso de ampliação do conhecimento em diferentes áreas.
CE – 29 DE OUTUBRO
CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL
ATIVIDADE
SELEÇÃO DE VÍDEO DA COLEÇÃO DE DVDs DA TV ESCOLA
DVD – 19: A ARTE E A MATEMÁTICA
JUSTIFICATIVA:
A proposta de atividade relacionada ao DVD A ARTE E A MATEMÁTICA, é sem dúvida, um tema bastante interessante, para estabelecimento de interação entre essas duas áreas de conhecimento, e que, certamente, podem interagir ainda com outras áreas de conhecimento, porém é também uma das poucas opções para a área de arte, que não é contemplada com nenhum tema específico em qualquer que seja a linguagem, ( plástica, teatro, desenho, música ou dança ) dentro da lista de DVDs da TV escola.
Infelizmente, ainda existem muitas restrições com relação ao ensino da arte, pois são raras as opções de bibliografias e de livros didáticos para professores e alunos, sendo que as poucas obras encontradas são com valores elevados fora da realidade financeira da maioria dos leigos interessados em elevar seu nível de conhecimento artístico.
A proposta de atividade que segue, serve sobretudo, para enaltecer aspectos significativos da arte , que não é, um conhecimento isolado, muito pelo contrário, integra-se com diferentes áreas de conhecimento e que em alguns casos estabelece-se como fonte concreta do processo informativo dos diferentes estágios da evolução humana.
“ As grandes nações escrevem sua autobiografia em três volumes: o livro de suas ações, o livro de suas palavras e o livro de sua arte”. E acrescenta: “nenhum desses três livros pode ser compreendido sem que se tenha lido os outros dois, mas desses três, o único em que se pode confiar é o último”
Ruskin – crítico de arte inglês.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Observar as relações da arte na interação e integração com outras áreas de conhecimento, a partir de leitura cronológica de diferentes obras de arte.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Observar obras de arte de diferentes autores e épocas e exercitar a leitura e de imagens ( contexto, elementos compositivos, técnica etc. )
· Interpretar as obras de arte observadas, a partir do seu próprio ponto de vista
· Observar a relação das obras observadas com outras áreas de conhecimento ( história, geografia, religião, literatura, matemática...)
ATIVIDADE PROPOSTA
Selecionar algumas obras de arte obedecendo a uma seqüência cronológica ( pré-história, antigas civilizações, idade média, renascimento, barroco, rococó, neoclassicismo, romantismo. Realismo, impressionismo, pós-impressionísmo, movimentos de arte moderna...).
Qual a mensagem extraída da obra analisada?
Qual a relação da obra de arte analizada com outras áreas de conhecimento?
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